Home Destaque “Sustentabilidade não é apenas uma prática corporativa, é parte integrada da nossa identidade”

“Sustentabilidade não é apenas uma prática corporativa, é parte integrada da nossa identidade”

Texto: Benjamim Cristiano

A DREAMMEDIA está a transformar a forma como a publicidade exterior se relaciona com o ambiente. Assumindo a “publicidade verde” como compromisso de integrar práticas responsáveis em toda a cadeia de valor da comunicação exterior, a empresa concilia a inovação tecnológica, design urbano e eficiência energética em busca de soluções que reduzam o impacto ambiental. 

A DREAMMEDIA é uma empresa reconhecida e líder em outdoors estáticos, digitais, meios de activação e roadshow, especializada na comercialização de espaços publicitários em monopostes e equipamentos de grande formato.

Segundo Pedro Ferreira, Country Manager da DREAMMEDIA em Moçambique, a sustentabilidade “implica utilizar materiais sustentáveis, recorrer a fontes de energia limpa e promover campanhas que valorizem a harmonia entre as marcas, o meio ambiente e as comunidades locais”.

Publicidade Verde: Uma Visão de Futuro

A DREAMMEDIA começou a adoptar práticas mais sustentáveis como visão de fututo  para o sector da publicidade exterior há vários anos. A substituição de materiais convencionais por alternativas recicláveis e de baixo consumo energético marcou o início de um processo que hoje define o posicionamento da empresa como uma referência em comunicação exterior sustentável.

Em Portugal, a empresa explora materiais biodegradáveis feitos a partir de resíduos plásticos do oceano e papel reciclado, além de lonas impressas e vinis sem PVC. Equipamentos digitais de última geração e paineis LED eficientes também fazem parte dessa estratégia ambiental. 

Pedro Ferreira explica que a empresa pretende adoptar estes conceitos também em Moçambique, num futuro próximo.

Parcerias com Impacto Social

A escolha de materiais e fornecedores da DREAMMEDIA é sempre norteada por uma visão: a responsabilidade social. Em Moçambique, a empresa colabora com uma serração sediada em Maputo, que tem profundo conhecimento e controlo sobre a área onde opera, dá prioridade ao reflorestamento em larga escala e garante que o número de árvores plantadas seja várias vezes superior ao número de árvores retiradas.

Outro parceiro é a Azada Verde, organização não governamental (ONG) sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento de sistemas alimentares sustentáveis, locais e de reflorestação, que actua directamente com as comunidades rurais. 

A parceria consiste na reflorestação do miombo através de contribuições monetárias e da comunicação publicitária da Azada Verde com vista a captação de mais parceiros que possam canalizar fundos.

Desafios 

Pedro Ferreira relata alguns desafios na prática da sustentabilidade na indústria OOH (Out Of Home), nomeadamente o custo de aquisição, a manutenção e o pessoal. No que diz respeito ao custo de aquisição, o gestor da DREAMMEDIA explica que os materiais que permitem o uso da energia limpa ainda não estão disponíveis em larga escala, revelando que a madeira, o seu tratamento e implementação representa cerca de 40% do custo de um equipamento sustentável.

Ferreira explica que estes materiais exigem uma monitoria frequente para que se possa manter a estética e bom estado de conservação. Outro aspecto tem a ver com a adaptação da equipa, contratação de mais pessoas nas áreas de carpintaria, energias renováveis e jardinagem.

Ferreira destaca ainda que o papel da fiscalização municipal é fundamental para acelerar a adopção da publicidade verde. “Os municípios devem auxiliar  os seus parceiros na disponibilização de água, para que se possam manter os jardins em bom estado de conservação”, defende.

Quando a relação entre cidade, anunciantes, operadores de publicidade e consumidores é pensada de forma simbiótica, todos saem beneficiados, ou seja, os municípios ganham estética e funcionalidade, as marcas fortalecem a sua presença e o público usufrui de uma experiência urbana mais agradável e sustentável.

Partilhar nas Redes Sociais

Facebook
LinkedIn
X
WhatsApp

Subscreva a nossa Newsletter para receber novas publicações na revista, dicas e novas fotografias. Vamos manter-nos actualizados!

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão novas publicações, dicas exclusivas e conteúdos inspiradores. Fique sempre actualizado!