Texto: Werson Pofo
Fundada em 2020, Mapenzi é uma marca moçambicana impulsionada pelo desejo de preencher a lacuna no mercado de lingerie em Moçambique.
Em pouco tempo, a empresa estabeleceu-se e conquistou o coração das mulheres moçambicanas, tornando-se sinónimo de luxo e exclusividade, oferecendo lingerie que exalta a beleza e a confiança de cada mulher.
O sucesso desta marca, amplamente visível na sua página do Instagram, é fruto de campanhas de marketing digital de sucesso e de uma presença digital consistente que gera engajamento e relacionamento entre a marca e o seu público.
Uma das estratégias de maior sucesso da start-up foi a criação de conteúdo local relevante, através de parcerias com influenciadores digitais moçambicanos e o uso estratégico de anúncios online, o que permitiu alcançar um público mais amplo e converter seguidores em clientes fiéis.

Apesar da marca ser um grande sucesso nas redes sociais, é necessário esforço adicional para melhorar a sua presença na web, por meio de estratégias de SEO, para garantir que se mantenha relevante nas pesquisas de termos como “langerie em Moçambique” ou “marcas de langerie moçambicanas”.
O sucesso da Mapenzi é um testemunho do poder do marketing digital no cenário empresarial moderno. Com uma abordagem centrada no cliente e uma estratégia digital bem elaborada, a empresa segue o seu caminho para o crescimento económico e à inovação do mercado local.
Conheça o Podcast “Para Elas” e o seu Impacto na Sociedade
Criado e apresentado por Alima Suaji, o Podcast Para Elas é um espaço de conversas inspiradoras com temas interessantes com e para mulheres de diferentes sectores.
O Podcast estabeleceu-se rapidamente no digital, transmitindo através das redes sociais, conteúdos direccionados para mulheres moçambicanas, trazendo à conversa convidadas dos mais diferentes níveis sociais, desde empresárias a donas de casa, que podem servir de inspiração para as demais.

Em 2023, Alima Suaji, host do podcast, foi, em vários momentos, mencionada pela ONU Mulheres em Moçambique e a nível global, tendo sido destacada pela sua abordagem sobre como “a tecnologia é uma ferramenta poderosa para empoderar as mulheres e ajudá-las a ultrapassar várias barreiras.” Tem estado, igualmente, envolvida em vários projectos, ainda em colaboração com a ONU Mulheres, onde utiliza o podcast para transmitir mensagens direccionadas às mulheres e à sociedade em geral. Além da ONU Mulheres, Alima tem moderado várias palestras para mulheres em Moçambique.
Actualmente, o Podcast para Elas é um espaço de denúncia contra o feminicídio, a violação dos direitos das mulheres e das crianças, tornando-se um espaço seguro para que as mulheres se juntem na luta pelos direitos humanos e, principalmente das mulheres. O Podcast Para Elas continua a crescer no digital, marcando o seu impacto a nível social.