Home Destaque Profissionais em alta

Profissionais em alta

Texto: Werson Pofo

Na segunda edição do COMARP Fórum, vários profissionais mereceram reconhecimento pelo seu contributo para o desenvolvimento das suas organizações, projectos ou negócios no domínio da Comunicação, Marketing e Relações Públicas durante o ano transato no mercado moçambicano.

Conheça quem são os profissionais que foram galardoados no Mozambique COMARP Awards 2024.

Leandro Paul

  • Prémio Carreira

Leandro Paul, de nacionalidade moçambicana, nasceu na cidade da Beira, em 1961. Trabalha em Comunicação Social há mais de 40 anos, tendo passado, em Maputo, pela Revista Tempo, Jornal Notícias, Savana, Correio da Manhã e Fim de Semana. Em Lisboa, colaborou no Diário Económico e Semanário Económico.

Licenciado em Ciências Jurídico-Económicas pela Universidade Politécnica e Mestre em Direito Empresarial pelo Instituto Superior Monitor. É, desde 1997, sócio-administrador da FDS – Fim de Semana, Lda.

Foi membro do Conselho Superior da Comunicação Social-CSCS, da Direcção da Associação das Empresas Jornalísticas-AEJ e da Direcção da Associação de Empresas de Publicidade, Marketing e Relações Públicas-AMEP.

Com expressivos 25 anos de experiência em Comunicação Empresarial, com especialização em Gestão de Crise Mediática.

É autor, entre outros, dos livros “A Comunicação Empresarial em Moçambique”, “Direito da Publicidade em Moçambique”, “C.S.C.S.: Um Órgão Inútil” e “Jornal Notícias: Uma Excepção ao Código de Publicidade”.

É docente de História do Direito, Sociologia do Direito e Relações Públicas na Universidade Politécnica.

Tem ministrado palestras sobre Comunicação Empresarial, com enfoque em Gestão de Crise nos Media. Para além disso, tem sido convidado para dirigir palestras na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), no Instituto Superior de Comunicação e Imagem (ISCIM) e  em outras universidades.

Jónia Presado

  • Melhor Profissional de Comunicação

Jónia Ismael Presado, nascida a 24 de Outubro de 1978, em Maputo. É uma profissional de Comunicação, expert em Marketing, Filantropa e Public Speaker. Jónia é uma empresária com 23 anos de experiência na condução de marcas, marketing de produto, Relações públicas, Corporate Affairs, experiência e retenção do cliente, estratégias de cultura organizacional e pesquisas de mercado.

Em oito anos de serviço na MultiChoice Moçambique, sob a sua gestão, a marca DStv ganhou três vezes o Prémio de Melhor Marca de Pay TV pela MMM e o Prémio Superbrand pela Superbrand entre 2013 e 2016. Criou e implementou o programa de pós-venda “Outbound”, que melhorou a jornada CX, reduzindo reclamações de clientes em 30%.

Jónia Presado maximiza a sua experiência como líder em estratégias eficazes para apoiar as áreas de negócios e melhorar o foco no cliente, ajudando as organizações a tornarem-se mais sustentáveis ​​e eficientes.

Teve um papel activo no lançamento da GOtv Moçambique em 2016 e, sob a sua gestão, tornou-se a marca número 1 em notoriedade na categoria de TV por subscrição e a 2ª marca mais visível no mercado.
Em 2018, criou e implementou o projecto de mudança de cultura organizacional na MultiChoice Moçambique.

Alexandre Mari

  • Melhor Profissional de Marketing

Possui Bacharelato em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, Comunicação e Estudos de Media pela Faculdade Adamantinenses Integradas, com especialização em Gestão Estratégica de Marketing, Publicidade, Comunicação e Negócios pela Pontífica Universidade Católica de Minas Gerais.

É actualmente director de marketing e comercial na Miramar e foi docente na Universidade Politécnica em Maputo, lecciondo as disciplinas de Publicidade e Marketing para a turma de estudantes finalistas.

Açucena Paul

  • Melhor Profissional de Relações Públicas

Fundadora e directora executiva da Agência de Comunicação e Relações Públicas Feedback e da empresa de consultoria ECP – Sustentabilidade e Desenvolvimento Social.
Liderou a comunicação da empresa de telefonia móvel Mcel durante 7 anos, igualmente
liderou a comunicação da mineradora brasileira Vale durante 4 anos, bem como a comunicação da petroquímica sul-africana Sasol durante 5 anos.


Com um portfólio profissional rico, Açucena foi membro da equipa fundadora da STV, onde executou a função de directora de programas.
Actuou ainda como assistente de comunicação no Gabinete de Imprensa da Universidade Eduardo Mondlane e Conselho Nacional de Combate ao HIV/SIDA.

 É formada em Comunicação, com especialização em Jornalismo pela Universidade de São Paulo, Brasil, e mestre em Sustentabilidade, Auditoria e Contabilidade Social pela Universidade de Barcelona, Espanha.
Frequentou cursos de curta duração em Jornalismo Internacional na PUC, São Paulo, Brasil, e em CSR and Social Enterprise na Georgia State University, EUA.

Membro da PRCA – The Public Relations and Communications Association, atendendo clientes como a Central Hidroeléctrica de Ressano Garcia, Mozabanco, Hollard, Fundação
para o Desenvolvimento para a Comunidade, Empresa Nacional de Hidrocarbonetos, entre outros.
Nos anos 2023 e 2024, destacou-se na concepção e implementação de projectos de comunicação de impacto. Foi oradora em diversos eventos, incluindo: no Fórum Nacional de Comunicação Corporativa; na Conferência Lusófona de Ciências da Comunicação; no Women on Boards; no Carma CPLP Crisis Communication Summit; no ISCTEM; na Conferências da Revista Índico; na Semana de Jornalismo e RP; e no Fórum de Gestão de Pessoas, todos em 2023.
Profissionalmente, actua no segmento B2B e mantém uma presença activa no Linkedin, onde conta com quase 15 mil seguidores e alcança cerca de 100 mil impressões nas suas publicações.

Jeremias Langa

  • Melhor Assessor de Media

Jeremias Langa é jornalista desde 1993. Iniciou a sua carreira no Jornal Notícias, passando pelos jornais desportivos Desafio e Campeão. Foi editor do jornal tabloide universitário, O Universitário e da revista literária Proler, do Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa.

Foi fundador, director de informação e administrador do Grupo SOICO, responsável editorial da STV e STV Notícias, do jornal O País e da Rádio SFM.

Actualmente, é director-executivo da Agência de Comunicação Mapiko Comunicações, de que é sócio-fundador, e consultor de comunicação do Projecto de Desenvolvimento Urbano do Norte de Moçambique (PDUNM), financiado pelo Banco Mundial. É também presidente do MISA-Moçambique, membro do Conselho Superior da Comunicação Social e docente universitário.

É mestre em Educação, licenciado em Direito e Pós-graduado em Comunicação Estratégica e Gestão de Empresas.

Sofia Bandomia

  • Melhor Profissional de Comunicação para a Mudança de Comportamento

Líder altamente qualificada em Saúde Pública e Comunicação, orientada para os resultados. Com mais de 18 anos de experiência, tem liderado iniciativas impactantes no diversificado e desafiante cenário moçambicano. Tem experiência em comunicação estratégica, envolvimento comunitário e gestão de programas, sempre com foco na obtenção de resultados extraordinários, transformando comunidades, influenciando vidas e melhorando resultados de saúde.

Entre as suas conquistas mais relevantes, destacam-se: a liderança bem-sucedida de equipas com cerca de 512 colaboradores; captação de mais de 20 milhões de dólares em financiamento de doadores para intervenções críticas de saúde pública; execução de estratégias de comunicação premiadas, que transcenderam as abordagens tradicionais e ampliaram significativamente o alcance dos programas, o envolvimento comunitário, impulsionando mudanças comportamentais mensuráveis ​​e gerando um impacto real nas comunidades carenciadas de Moçambique; concepção e implementação de iniciativas inovadoras, incluindo a primeira estratégia nacional de comunicação para o lançamento da vacinação contra a COVID-19 em Moçambique.

Lizete Manguelezi

  • Melhor Profissional de Corporate e Personal Branding

Lizete Mangueleze é Personal Brand Strategist certificada pela Personal Branding Academy do Brasil, licenciada em Antropologia e formada em Publicidade e Marketing.

A sua missão é ajudar profissionais a usarem o seu conhecimento e habilidades para se destacarem no mercado de trabalho e alcançarem resultados extraordinários, valorizando sempre a sua identidade e aquilo que os torna únicos.

Nos seus serviços de Personal Branding, desenvolveu planos estratégicos para impulsionar marcas pessoais de CEOs, executivos de topo, empreendedores, empresários, líderes e profissionais de carreira e liberais. O seu objectivo é permitir que estes profissionais alavanquem as suas carreiras e negócios, baseando-se nos seus atributos únicos e nas suas histórias de vida.

Nos últimos anos, Lizete Mangueleze trabalhou em agências de publicidade e marketing, televisão, rádio e em revistas comerciais e corporativas.

No universo da comunicação corporativa, marketing e branding, teve a oportunidade de trabalhar com um grupo exclusivo de clientes em Moçambique, incluindo a HCB, bem como com artistas moçambicanos de renome internacional, como Gemuce e Malangatana.

No plano internacional, colaborou com as marcas L’Oréal, Havaianas, Jorge Bischoff, Arezzo, Schutz, e ainda prestou serviços à Coffey International, African Corporate Governance Network – ACGN e ao Chr. Michelsen Institute CMI da Noruega, através do qual publicou diversos artigos académicos.

Como especialista em Personal Brand Strategist, ajuda os profissionais a descobrirem o que os torna únicos, clarificando os seus propósitos de vida e planeando estrategicamente o seu posicionamento.

A sua abordagem combina a perspectiva holística da antropologia com a sua experiência em comunicação e marketing estratégico, permitindo-lhe realizar pesquisas, análises e criação de estratégias de Personal Branding personalizadas. O seu trabalho tem um impacto directo na vida dos seus clientes, empoderando-os e alavancando as suas carreiras e negócios.

Ayaz Hassam

  • Melhor Criador de Conteúdo Digital

Ayaz Hassam é um jovem moçambicano, licenciado em Ciências da Comunicação pela ISPU (actual Universidade Politécnica) e empreendedor. Tem-se dedicado à criação de conteúdo que capacita os seus seguidores nas redes sociais a usarem a comunicação e o marketing para alcançar o sucesso, seja nos negócios ou na construção de uma carreira profissional.

Antes de se dedicar à produção de conteúdo digital pessoal, criou a Illuminati Studios e a agência Spiq, uma produtora audiovisual e uma agência de marketing, respectivamente. Com a Illuminati Studios, dedicou-se a contar histórias de marcas e personalidades. Através desta, tem-se concentrado em contar histórias de marcas individuais, com destaque para momentos como casamentos e festas.

Na lista de marcas renomadas, destacam-se a Tmcel, Porto de Maputo, Banco Absa, produção da história do vídeo da música “Lerigo” do rapper moçambicano Duas Caras.

Além de contar histórias, o seu perfil no Instagram é um espaço onde marcas e entusiastas do marketing podem desenvolver habilidades de posicionamento digital, como partilha de estratégias de vendas e atracção de clientes.

Celestino Joanguete

  • Melhor Professor de Comunicação

Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (2013); Mestre em Gestão de Informação pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (2003); Pós-graduação em Jornalismo Político na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2004); Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa, Porto (2002); Bacharelato em Teologia pelo Seminário Maior São Pio X, em Maputo (1996); Bacharelato em Filosofia pelo Seminário Santo Agostinho Matola, Maputo (1993).

Actualmente, é docente e investigador na Universidade Eduardo Mondlane, Escola de Comunicação e Artes.

É membro da The Association for Education in Journalism and Mass Communication (AEJMC), do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, do Centro de Estudos da Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, Braga, da Associacion Espanola Investigación de la Comunicacion e da Organização para a Pesquisa em Ciências Sociais em África Oriental e Austral (OSSREA).

Milcon Chichume

  • Melhor Jovem Profissional de Comunicação e Relações Públicas

Milcon Chichume é jornalista de formação e profissão. Desde Março de 2022, trabalha como gestor de Relações Públicas na empresa Montepuez Ruby Mining. Antes disso, trabalhou como jornalista/apresentador de televisão e rádio.


Começou a sua jornada no ramo da comunicação em 2013, como produtor e apresentador de programas de informação e entretenimento (Magazine) na Rádio Maria Moçambique. Em 2015, passou a colaborar com a Rádio Moçambique, exercendo as mesmas funções.

Em 2016, iniciou a sua trajectória no jornalismo televisivo na Televisão Independente de Moçambique, onde foi repórter e apresentador dos principais serviços noticiosos da estação: Jornal Nacional, Jornal das 13, TIM Notícias, TIM Saúde e TIM Desporto.

Em 2019, iniciou uma nova fase profissional na Media Mais, um novo grupo de media em Moçambique, onde trabalhou com os principais serviços noticiosos  de rádio e televisão da estação: Edição da Tarde, Jornal da Mais, Revista da Semana e Grande Fórum. 

Em 2021, começou mais uma experiência significativa na STV, um dos maiores grupos de media da África Austral, onde também trabalhou como repórter e apresentador dos principais serviços noticiosos da estação: Manhã Informativa, Primeiro Jornal, Jornal da Noite, Noite Informativa e Observatório Internacional.

Nuno Soares

  • Melhor Empreendedor/Consultor de Comunicação e Marketing

Nuno soares, natural de Tete, Moçambique, é um profissional nas áreas da comunicação, marketing, tecnologia e inovação. Com mais de 17 anos de experiência nas áreas da comunicação e gestão de equipas com foco em vendas. Tem demonstrado grande talento para a obtenção de resultados.  Licenciado em Ciências da Informação pelo Instituto Superior Miguel Torga, de Coimbra, Portugal.


Com base na experiência adquirida, decidiu empreender, fundando com alguns parceiros, ainda em portugal, a Agência de Comunicação Veludo & Mentol (2014). Em 2017, se expandiu para Moçambique, contando com clientes em que figuram marcas relevantes, tais como Grupo Millennium, Absa, Banco Único, Global Alliance, Société Générale, Hugo Boss, Fórum Shoppings, Cornelder Moçambique, NOS, Hidroeléctrica da Cahora Bassa, entre outras. Em Moçambique, lançou dois produtos: a WenaData e a Revista Xonguila.


Além dos projectos mencionados, é também co-fundador do Suplemento RH, uma publicação especializada em recursos humanos, participa na produção de outras publicações editoriais, como a Talent Magazine e a revista corporativa Nkhany, da Hidroeléctrica de Cahora Bassa.

Partilhar nas Redes Sociais

Facebook
LinkedIn
X
WhatsApp

Subscreva a nossa Newsletter para receber novas publicações na revista, dicas e novas fotografias. Vamos manter-nos actualizados!

Subscreva a nossa newsletter e receba em primeira mão novas publicações, dicas exclusivas e conteúdos inspiradores. Fique sempre actualizado!