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Tendências Globais em Relações Públicas e Comunicações em 2025

Texto: Benjamim Cristiano

A inteligência artificial (IA) está no centro do debate actual. O rápido crescimento da tecnologia tem tido um impacto significativo sobre a cibersegurança, a desinformação e a privacidade, intensificando as preocupações nestes domínios. Contudo, a par destes desafios, surgem também novas oportunidades para aliar precisão e criatividade, tornando os processos mais ágeis e eficientes.

A tomada de decisões baseada em dados está a transformar-se, deixando de se restringir à gestão documental para abranger áreas como a administração empresarial e a análise financeira. Com este avanço, torna-se essencial reflectir sobre o impacto da inteligência artificial no futuro das Relações Públicas e na forma como as organizações comunicam.

Neste artigo, vamos apresentar as principais tendências que, de acordo com a Worldcom Group, irão dominar a Comunicação e Relações Públicas no ano de 2025. Face a este cenário, as empresas devem estar preparadas para acompanhar os novos desafios e oportunidades que o impacto da tecnologia e a IA trazem consigo.

  1. Estruturas de mensagens apelativas para repercutir no público

Todas as empresas, em todos os sectores, precisam de uma estrutura de mensagens forte e convincente para articular a sua proposta de valor de uma forma que tenha repercussões no público. Uma empresa pode lançar o melhor produto ou serviço do mercado, mas, sem um mapa de mensagens bem definido, esse produto ou serviço – por  mais incrível que seja – não alcançará o público adequado e não conseguirá envolver os consumidores.

O mundo digital está supersaturado de conteúdos, e a concorrência é mais elevada do que nunca. Por isso, as empresas precisam de elaborar estratégias eficazes para se destacarem, e uma estrutura de mensagens sólida é a etapa fundamental desse processo. As empresas precisam de  mensagens adequadas para não correrem o risco de serem mal interpretadas ou ignoradas. É necessário que as organizações, através de suas mensagens, adoptem um tom e estilo que as represente, inspirando os consumidores a envolverem-se e a agirem, promovendo, assim, a confiança e a diferenciação face aos concorrentes.

  • Ferramentas de inteligência artificial para desenvolvimento de conteúdos e análise de dados

Neste ano de 2025, veremos as empresas tecnológicas integrarem a inteligência artificial (IA) e a análise de dados de formas mais significativas. As equipas de Relações Públicas (RP) passarão a utilizar as ferramentas da IA para o direccionamento de audiências e gerar conteúdos mais precisos. Estas ferramentas permitirão aos profissionais de RP agilizar a entrega de conteúdos personalizados em todos os canais e melhorar a precisão na abordagem aos seus clientes e potenciais clientes.

Veremos também um grande aumento na integração da análise de dados para informar a tomada de decisões mais estratégicas para os programas de RP. Isto resultará numa melhor identificação de tendências, segmentação de audiências, optimização de conteúdos, análise de sentimentos e, em última análise, medição integrada de campanhas. Juntas, a IA e a análise de dados irão remodelar a forma como as campanhas de Relações Públicas são planeadas e executadas, oferecendo maior precisão e insights acionáveis.

Na próxima edição, vamos explorar outras tendências que podem impactar os sectores da Comunicação e Relações Públicas em 2025, como envolvimento humano num mundo digital, a mudança em direcção à qualidade e não à quantidade, a comunicação e a reputação na era das histórias, entre outros temas.

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