Texto: Benjamim Cristiano
O canal Maningue Magic lançou, recentemente, através das plataformas DTSV e GOTV, a telenovela “Kulahela – A Sina”, produção que retrata uma história fictícia local, cheia de tradição, espiritualidade e romance, reflectindo a riqueza cultural do país, desde religião a outras crenças.
Produzida pela Panavideo, “Kulahela – A Sina” é uma novela moçambicana que conta com 260 episódios, exibidos de Segunda a Quinta-feira. A narrativa centra-se no drama de três famílias que disputam o controlo de uma igreja, divergindo entre honrar tradições, desejos de poder e vingança.
Kulahela – termo em Changana/Xichangana que significa purificação, é um ritual que é feito quando uma pessoa morre por suicidio. A tradição justifica dizendo que o corpo deve ser chicoteado, como forma de castigar o corpo (visto como purificação), caso não seja feito o ritual o espírito do morto não descansará com os antepassados. Junto da tradição, reza a lenda que o ritual serve para evitar que a desgraça volte a se repetir na família.
De acordo com a directora de Marketing e Relações Públicas da MultiChoice Moçambique, Jónia Presado, na sua página na rede social LinkedIn, a telenovela “representa mais um passo firme na evolução da produção de novelas moçambicanas, que iniciou com a novela MAIDA, em 2022, e consolidou-se com a novela VIDAS PARALELAS, em 2024”.
Presado afirma que este lançamento enquadra-se no contínuo investimento da MultiChoice a Company of Canal Plus, em conteúdos locais e na criação de empregos, através da produção de telenovelas, séries, reality shows, sitcoms e talk shows que passam nos canais Maningue Magic e Maningue Magic Kool, transmitidos em exclusivo nas plataformas DStv e GOtv Moçambique.
“Ao criar conteúdos locais e empregos, a MultiChoice a Company of Canal Plus, cria e impulsiona também talentos moçambicanos que são os primeiros actores na categoria de drama-novelas em Moçambique”, explicou.