Impacto Social deve ser, sem dúvidas, o maior propósito das empresas no domínio das suas acções de responsabilidade social. Mas afinal, o que é Responsabilidade Social Empresarial ou Corporativa no contexto moçambicano? Como é que é aplicada? Queremos trazer uma visão real e clara sobre este conceito que em Moçambique passou a ter uma presença acentuada por parte dos vários agentes e sectores da nossa sociedade.
É importante reflectirmos primeiro sobre o conceito de Responsabilidade Social Empresarial, onde várias são as abordagens em torno do mesmo, de forma que se encontre um ponto de convergência comum para uma melhor actuação por parte das empresas e consequentemente melhores resultados e transformações.
É verdade que em Moçambique existem já algumas empresas a desenvolverem acções de responsabilidade social, mas porque o conceito ainda é novo e o entendimento das empresas sobre o mesmo não é claro para muitas delas e mesmo para a própria sociedade, temos assistido a vários equívocos na sua actuação, através de iniciativas que comprometem os reais objectivos da aplicação da responsabilidade social empresarial.
Por isso, é importante compreendermos que Responsabilidade Social Empresarial é muito mais do que todos nós pensamos, incluindo o mundo corporativo. É uma prática que, se bem aplicada, pode gerar resultados e transformações a médio e longo prazo para as empresas e todos os intervenientes, em particular para a sociedade.
Em Moçambique, ainda não existe um conceito claro ou uma visão partilhada em torno deste tema. Por isso, busca-se as boas práticas empresariais internacionais para adaptar à realidade local.
Diante dos tamanhos desafios que se enfrentam na aplicação real deste tema, surgem as seguintes questões: como é que as empresas moçambicanas podem promover a redução das desigualdades sociais? Como é que essas empresas podem preservar os recursos ambientais e culturais para as gerações futuras? Que geração futura é pensada pelas empresas? Que Moçambique querem as empresas no futuro? As várias abordagens em torno do conceito Responsabilidade Social Empresarial remetem a estas reflexões sobre o real ou ideal posicionamento das empresas na sociedade onde estão inseridas.
Surge portanto, a necessidade de um pensar diferenciado em relação à Responsabilidade Social das empresas, estruturando-se de modo a atender as reais necessidades das comunidades e sociedade no geral. Ou seja, são as acções e atitudes concretas que fazem a total diferença e proporcionam mudanças relevantes na qualidade de vida das pessoas.
Neste sentido, observa-se que projectos realizados de forma estruturada, alinhada e focados em resultados positivos, são elementos que favorecem a prática de acções socialmente responsáveis e contribuem para a sobrevivência das organizações.
Deste modo, seja actuando de forma independente ou respondendo à outras demandas, a responsabilidade social empresarial possui um papel fundamental na transformação do actual cenário em que se vive no país e importa realçar que empresas socialmente responsáveis e que praticam acções de responsabilidade social concretas possuem maior longevidade no mercado e tornam-se mais competitivas.
A prática demonstra ainda que um programa de responsabilidade social só traz resultados positivos para a sociedade e para a empresa se for realizado de forma autêntica. É necessário que a empresa tenha a cultura da responsabilidade social incorporada à sua visão de negócio.
Queremos com o aprofundamento deste conceito levar às empresas a entenderem a importância para os negócios de se integrar a responsabilidade social às suas estratégias, gerando valor aos negócios e principais stakeholders e ainda, ser capaz de avaliar e escolher projectos e investimentos socioambientais sustentáveis.
Havendo oportunidade, continuaremos a dialogar mais sobre o tema, sobre as variadas ferramentas e o impacto que se realmente se pretende das acções desenvolvidas pelas empresas.
Felícia Plácido Nhama (Mestre em Cooperação e Desenvolvimento pela Universidade Eduardo Mondlane, Especialista em Responsabilidade Social e Comunicação Corporativa, Consultora de Formação e Desenvolvimento de Capacidades, Docente Universitária).