Numa noite que fortaleceu conexões e firmou laços entre profissionais do sector da comunicação social e não só, decorreu a terceira edição do Media Club Awards 2025.
A cerimónia, que distinguiu profissionais e instituições que se destacam pela excelência no sector, foi presidida nesta Quinta-feira, 23 de Outubro, em Maputo, pelo Ministro das Comunicações e Transformação Digital, Américo Muchanga, e contou com a presença de governantes e representantes do sector privado.
Segundo o Ministro das Comunicações e Transformação Digital, a Gala do Media Club celebra o compromisso dos profissionais da comunicação social que dia após dia se esforçam pela verdade e pela garantia de direito à informação aos cidadãos.
Num outro momento, o governante destacou que “a digitalização dos meios de comunicação social é uma oportunidade para modernizar o sector e ampliar o acesso à informação”.
Por sua vez, Tomás Vieira Mário, Presidente do Conselho de Administração do Media Club, revelou que o objectivo daquele evento é promover conexão entre os profissionais da comunicação social.
Na ocasião, a organização também homenageou o jornalista sénior Arlindo Lopes com a atribuição do prémio carreira. Arlindo Lopes foi integrante do primeiro grupo de jornalistas moçambicanos fundadores da Comunicação Social de Moçambique Independente.
Na mesma noite, foram distinguidas várias figuras, programas e projectos de media em diversas categorias. A EDM, por sua vez, venceu o prémio de “Melhor Gabinete de Comunicação” e a HCB foi premiada na categoria de “Responsabilidade Corporativa”.Entretanto, os podcasts também mereceram reconhecimento nesta edição do Media Club Awards. Na categoria “Excelência em Podcast”, foi laureado o CIP Cast, apresentado por Raúl Massingue.