Ayaz Hassam, um dos oradores do painel, começou a sua intervenção recordando da evolução do Marketing segundo Philip Kotler, 1.0 com foco no produto e na Revolução Industrial, 2.0 foco no cliente, nas suas dores, suas necessidades e desejos; 3.0 posicionamento de marca, 4.0 redes sociais e 5.0 com foco na Inteligência Artificial.
Questionou aos participantes em que número o Marketing em Moçambique parou, e preferiu, ao invés de falar sobre como a tecnologia influencia no comportamento do consumidor, falar sobre os profissionais de Marketing e convidar aos participantes a uma reflexão sobre o marketing em Moçambique.

Numa realidade cheia de gatilhos de urgência e escassez, de automações, chatbots, onde o foco é a conversão, Ayaz alerta que quando nos focamos incansavelmente na conversão, perdemos a essência do marketing.
Olhando para o contexto actual do mundo, Ayaz falou da evolução acelerada da tecnologia, do facto de hoje estar-se a invadir países com aplicativos, com séries no Netflix e com culturas importadas que, de alguma forma, acabam por influenciar o comportamento das pessoas. O orador encerrou a sua apresentação lançando uma reflexão não em relação ao comportamento do consumidor, mas em relação ao comportamento dos fazedores de marketing.