Thiago Fonseca, Director-Executivo da Agência GOLO trouxe uma reflexão provocadora e filosófica sobre o marketing na era digital, com o tema “Bazarketing: Think local na era digital”.
Com um tom descontraído e inspirador, sublinhou que o digital deve ser visto somente como meio de comunicação e nunca como fim em si.
Fonseca alertou para a tendência actual de marcas e profissionais ficarem “no meio”, confundindo ferramentas com resultados. Recordou que os meios mudam, mas a essência permanece. Destacou que o avanço tecnológico, da rádio à televisão, da internet à inteligência artificial, exige adaptação constante, mas não deve afastar os profissionais da sua identidade cultural e local, sob risco de cair na homogeneização provocada pela globalização digital.

Segundo o orador, para construir marcas sólidas e relevantes é preciso ir além do “meio”, liderar e diferenciar-se, evitando o efeito “espelho” que leva à imitação e à perda de autenticidade. Defendeu ainda que os profissionais de marketing e comunicação devem ser generalistas, capazes de ter uma visão ampla (big picture) e integrar múltiplas competências, em vez de se limitarem a especializações rígidas.
Com esta intervenção, Thiago Fonseca reforçou que, numa era de infinitas ferramentas e possibilidades criativas, a chave está em pensar local, agir com originalidade e colocar a marca no centro, como princípio, meio e fim de toda a estratégia.